Web Rádio Imaculada | PASCOM - UPANEMA

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Evangelização No Assentamento Bom Lugar!

Nenhum comentário:
Hoje, Sábado Estaremos Voltando A Nossa Evangelização No Projeto de Assentamento Bom Lugar. Às 15hs Estaremos Saindo da Igreja matriz, rumo Ao Assentamento.

Terço Das Mulheres E Via Sacra

Nenhum comentário:



Detentos e doentes são prioridades da visita do Papa a Nápoles

Nenhum comentário:
Cidade espera receber cerca de 1 milhão de pessoas; na programação, almoço com detentos e encontro com doentes, desempregados e moradores de rua
Da Redação, com Rádio Vaticano
No dia 21 de março o Papa Francisco fará uma visita pastoral a Nápoles, localizada no sul da Itália a 200 km de Roma, e já começaram os preparativos para receber o Pontífice. Entre as prioridades da visita, estão os doentes e detentos.
As comunidades diocesanas, paróquias, ordens religiosas, movimentos eclesiais e o laicato estão organizando uma série de encontros de preparação. Nos fins de semana que antecedem o dia 21, estão previstas manifestações em cerca de 70 praças e grandes avenidas.
Programação
A primeira etapa do roteiro será em Pompeia, município situado a cerca de 20 km da capital da Campânia. Francisco chegará por volta das 8h (hora local) para visitar um santuário dedicado à Virgem Maria.
Às 9h, o Papa será acolhido no popular bairro de Scampia pelo arcebispo, Cardeal Crescenzo Sepe, e pelo prefeito, Luigi de Magistris. Em seguida, na Praça João Paulo II, encontrará representantes de operários, desempregados, moradores de rua, expoentes da magistratura, da polícia e da cultura.
O carro do Papa (não blindado, atendendo ao seu pedido) atravessará Corso Secondigliano até a Praça do Plebiscito às 11h, onde celebrará a Santa Missa. Às 13h, almoçará com os detentos na Prisão de Poggioreale; às 15h terá um encontro com o clero na Catedral e depois, com os doentes. Para terminar o dia, participará de uma festa com os jovens à beira-mar e enfim, retornará para o Vaticano.
Participação popular
Em nota, a arquidiocese de Nápoles destaca que ainda não foram distribuídos bilhetes para participar da Missa na Praça do Plebiscito, do encontro de Scampia e na Igreja do Jesus Novo, três das seis etapas previstas na cidade. Serão as paróquias a distribuir as entradas.
Apenas um número limitado de médicos e enfermeiros participará do encontro com cadeirantes e doentes em macas, na Igreja do Jesus Novo, para auxiliar os 600 portadores de deficiência enviados pelas paróquias da Diocese.
Já no evento festivo de beira-mar (Rotonda Diaz), dedicado a jovens, idosos, famílias e oradores, a entrada será livre. Antes da chegada do Papa, haverá um espetáculo com testemunhos e momentos de animação com a participação de artistas.
Na visita a Nápoles, todas as despesas estarão por conta da Prefeitura, inclusive o transporte público, gratuito para todos. Está prevista a chegada de 1 milhão de pessoas à cidade.

Santos Romão e Lupicino - Irmãos peregrinos

Nenhum comentário:
Os irmãos, apaixonados pelos Padres do deserto, fundaram mosteiro baseado nas regras de São Pacômio, São Basílio e Cassiano
Santos Romão e Lupiciano - Irmãos peregrinosSão Romão entrou para a vida religiosa com 35 anos, na França, onde nasceram os dois santos de hoje. Ele foi discernindo sua vocação, que o deixava inquieto, apesar de já estar na vida religiosa. Ao tomar as constituições de Cassiano e também o testemunho dos Padres do deserto, deixou o convento e foi peregrinar, procurando o lugar onde Deus o queria vivendo.
Indo para o Leste, encontrou uma natureza distante de todos e percebeu que Deus o queria ali.
Vivia os trabalhos manuais, a oração e a leitura, até o seu irmão Lupicino, então viúvo, se unir a ele. Fundaram então um novo Mosteiro, que se baseava nas regras de São Pacômio, São Basílio e Cassiano.
Romão tinha um temperamento e caminhada espiritual onde com facilidade era dado à misericórdia, à compreensão e tolerância. Lupicino era justiça e intolerância. Nas diferenças, os irmãos se completavam, e ajudavam aos irmãos da comunidade, que a santidade se dá nessa conjugação: amor, justiça, misericórdia, verdade, inspiração, transpiração, severidade, compreensão. Eles eram iguais na busca da santidade.
O Bispo Santo Hilário ordenou Romão, que faleceu em 463. E em 480 vai para a glória São Lupicino.
Santos Romão e Lupicino, rogai por nós!

1ª Semana da Quaresma - Sábado 28/02/2015

Nenhum comentário:
Primeira Leitura (Dt 26,16-19)

Leitura do Livro do Deuteronômio.
Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse: 16“Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma.
17Tu escolheste hoje o Senhor para ser teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedecerdes à sua voz. 18E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos. 19Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou, e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 118,1-8)

— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

— Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo coração procura Deus!
— Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei!
— Quero louvar-vos com sincero coração, pois aprendi as vossas justas decisões. Quero guardar vossa vontade e vossa lei; Senhor, não me deixeis desamparado!

Evangelho (Mt 5,43-48)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

"Hora da Família" e "Hora da Vida" estarão disponíveis em março

Nenhum comentário:
O material é para a Semana Nacional da Família – de 9 a 15 de agosto – e a Semana Nacional da Vida – de 1º a 7 de outubro, ambas neste ano
Da redação, com CNBB
hora_da_familia_vida
O material tem a proposta de animar as famílias ao encontro fraterno / Foto: Divulgação
Os subsídios “Hora da Família” e “Hora da Vida”, produzidos pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB e Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), estarão disponíveis para venda a partir da primeira quinzena de março.
O material tem a proposta de animar as famílias ao encontro fraterno, de partilhas e reflexão sobre os ensinamentos e valores cristãos acerca da vida e da família. A vendas acontecerão pelo site da Pastoral Familiar: www.lojacnpf.org.br.
O “Hora da Família” e “Hora da Vida” estarão disponíveis simultaneamente. O objetivo é motivar as comunidades para celebrar intensamente, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Família, de 9 a 15 de agosto, e a Semana Nacional da Vida, de 1º a 7 de outubro, que culminará com o Dia do Nascituro, dia 8.
Temáticas
A edição 2015 do “Hora da Família” está em sintonia com o tema do Encontro Mundial das Famílias, que ocorrerá no mês de setembro, na Filadélfia. Propõe para reflexão “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva” e traz na capa do subsídio uma imagem do Papa Francisco rodeado de crianças alegres com balões, celebrando a família.
O “Hora da Vida” traz como tema de reflexão “O Evangelho da Vida: Anunciar, Celebrar e Servir”, propondo sete encontros, com diferentes abordagens sobre a celebração da Vida. O subsídio recorda também os 20 anos da Encíclica Evangelium Vitae, de São João Paulo II.

São Gabriel das Dores - sacerdote da Congregação dos Passionistas

Nenhum comentário:
Grande devoto da Virgem Maria, São Gabriel das Dores foi dócil ao deixar tudo e assumir sua vocação
São Gabriel das DoresNascido a 1838 em Assis, na Itália, dentro de uma família nobre e religiosa, recebeu o nome de batismo Francisco, em homenagem a São Francisco.
Na juventude andou desviado por muitos caminhos, e era dado a leitura de romances, festas e danças. Por outro lado, o jovem se sentiu chamado a consagrar-se totalmente a Deus, no sacerdócio ministerial. Mas vivia ‘um pé lá, outro cá’. Ou seja, nas noitadas e na oração e penitência.
Aos 18 anos, desiludido, desanimado e arrependido, entrou numa procissão onde tinha a imagem de Nossa Senhora. Em meio a tantos toques de Deus, ouviu uma voz serena, a voz da Virgem Maria, que dizia que aquele mundo não era para ele, e que Deus o queria na religião.
Obediente a Santíssima Virgem, na fé, entrou para a Congregação dos Padres Passionistas. Ali, na radicalidade ao Evangelho, mudou o nome para Gabriel, e de acordo também com a sua devoção a Nossa Senhora, chamou-se então: Gabriel da Dores.
Antes de entrar para a Congregação, já tinha a saúde fraca, e com apenas 23 anos partiu para a glória, deixando o rastro da radicalidade em Deus.
Em meios as dores, São Gabriel viveu o santo Evangelho.
São Gabriel das Dores, rogai por nós!

1ª Semana da Quaresma - Sexta-feira 27/02/2015

Nenhum comentário:
Primeira Leitura (Ez 18,21-28)

Leitura da Profecia de Ezequiel.
Assim fala o Senhor: 21“Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá. 22Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou.
23Será que tenho prazer na morte do ímpio? — oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? 24Mas, se o justo desviar de sua justiça e praticar o mal, imitando todas as práticas detestáveis feitas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver? Da justiça que ele praticou, nada mais será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá. 25Mas vós andais dizendo: ‘A conduta do Senhor não é correta’.
Ouvi, vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou antes é a vossa conduta que não é correta? 26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá; não morrerá”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 129)

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?
— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!
— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.
— No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. A minh’alma espera no Senhor, mais que o vigia pela aurora.
— Espere Israel pelo Senhor, mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.

Evangelho (Mt 5,20-26)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Muçulmanos se unem a cristãos e fazem abstinência na Quaresma

Nenhum comentário:
Jovens muçulmanos de diversos países fazem sacrifícios na Quaresma em solidariedade aos cristãos
Da redação, com Aleteia
Nesta Quaresma, muçulmanos do mundo inteiro estão mostrando solidariedade aos cristãos, abstendo-se de alguma coisa e postando fotografias do seu compromisso nas redes sociais.
muçulmanos_
Esta jovem não consumirá outras bebidas, exceto água, durante os 40 dias da Quaresma / Foto: ‪#‎Muslim4Lent‬ – Facebook
Segundo o jornal The Independent, Bassel Riche, um jovem muçulmano estadunidense de 28 anos, foi quem criou a campanha, inspirando-se em algo que viveu na Universidade de Houston: estudantes não muçulmanos se unirão aos estudantes muçulmanos no “Fast-A-Thon” do Ramadã e, juntos, se reunirão em um grande salão, quebrarão o jejum todos unidos, jantarão e começarão um diálogo inter-religioso.
A hashtag #Muslim4Lent é usada para a campanha e promovida por meio do Twitter e Facebook.
Riche decidiu motivar seus amigos muçulmanos a unir-se a ele e muitos o fizeram, de países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália, Espanha, Malásia, Líbano, Egito, Palestina e Paquistão.
“O objetivo é agradecer aos muitos cristãos que sempre demonstraram amor e respeito com relação ao islã, mostrando a cada um que temos o máximo respeito pelas suas crenças”, comentou Riche.
muçulmanos_mcDonald
Esta outra jovem muçulmana ficará os 40 dias da Quaresma sem os lanches de uma famosa rede de fast-food americana / Foto: ‪#‎Muslim4Lent‬ – Facebook
O jovem disse ao The Huffington Post que as reações de muçulmanos e cristãos foram positivas. “Muitos dos meus amigos cristãos responderam mostrando seu apoio e reconhecimento por estes esforços inter-religiosos. Espero que isso seja só o começo.”
Ele afirmou que a campanha oferece a oportunidade de abrir um diálogo e um maior entendimento entre as confissões e é um importante caminho para expressar solidariedade, após as sequelas das atrocidades cometidas por extremistas islâmicos, como as de Paris e Copenhague, bem como as recentes decapitações dos 21 cristãos coptas na Líbia.
Riche também é o fundador de EidPrayLove, um site que tem como objetivo mostrar o islã como uma religião de paz.
“Apesar do que os extremistas fizeram para sequestrar a nossa religião, acreditamos na paz, no amor, na tolerância e na harmonia com outras religiões. Não queremos que nos vejam como uma religião distante e estranha, queremos ser acessíveis para que as pessoas se abram a nós. Esta é a única maneira de podemos combater a desinformação”, explicou.
As fotos tuitadas dos participantes muçulmanos na campanha #Muslim4Lent mostram as diversas coisas às quais estão renunciando nesta Quaresma, incluindo: compras online, doces, chocolates, fast food etc. 

São Porfírio - O primeiro bispo de Gaza

Nenhum comentário:
Ele nos deixou um testemunho de fé e caridade, que precisam ter uma ressonância dentro e fora da Igreja
São PorfírioNascido do ano de 353 em Tessalônica da Macedônia, Porfírio foi muito bem formado pelos seus pais, numa busca de piedade e vontade de Deus. Com 25 anos foi para o Egito, onde viveu a austeridade. Depois, seguiu para a Palestina, vivendo como eremita por 5 anos. Devido a uma enfermidade seguiu para Jerusalém, onde se tratou.
São Porfírio percebia que faltava algo. Ele tinha herdado uma grande fortuna, e já tendo discípulos – que vendo a ele seguir a Cristo, também quiseram seguir nosso Senhor nos passos dele – ele ordenou que esses discípulos fossem para Tessalônica e vendessem todos os bens. Ele então, pôde dar tudo aos pobres.
Ele estava muito doente, mas através de uma visão, o Senhor o curou. Mais tarde, passou a trabalhar para ganhar o ‘pão de cada dia’, sempre confiando na Divina Providência.
O Patriarca de Jerusalém o ordenou sacerdote, e depois Bispo em Gaza, tendo grande influência politica e na religiosidade de todo o povo. Por meio do Espírito Santo e das autoridades, conseguiu que os templos pagãos fossem fechados, e os ídolos destruídos. Não para acabar com a religiosidade, mas para apontar a verdadeira religião: Nosso Senhor Jesus Cristo, único Senhor e Salvador.
Faleceu no século V, deixando-nos esse testemunho: nossa fé, nossa caridade, precisam ter uma ressonância dentro e fora da Igreja, para a glória de Deus e Salvação de todas as pessoas.
São Porfírio, rogai por nós!

1ª Semana da Quaresma - Quinta-feira 26/02/2015

Nenhum comentário:
Primeira Leitura (Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh)

Leitura do Livro de Ester.
Naqueles dias, 17na rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor.17pProstrou-se por terra desde a manhã até o anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: 17q“Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, 17rpois eu mesma me expus ao perigo. 17aaSenhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até o fim, todos os que te são caros.
17bbAgora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus.17ggVem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices. 17hhE livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 137)

— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!
— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
— Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
— Estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!

Evangelho (Mt 7,7-12)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.
9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Reunião Da Pastoral Familiar!

Nenhum comentário:
Domingo, Foi Realizada na Residência de Maxwell e Gerusa a Terceira Reunião da Pastoral Familiar do Ano de 2015. Onde A Palavra de Deus Foi Partilhada, E Também Assuntos Da Pastoral.

Confira Algumas Fotos:








O significado da Quaresma para nós Cristãos

Nenhum comentário:

O significado da Quaresma para nós Cristãos


A quaresma tem seu inicio na quarta-feira de cinzas e seu término ocorre na Sexta-feira santa, até a celebração da Missa da Ceia do Senhor Jesus Cristo com os doze apóstolos... os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.A quaresma vai a até a páscoa quando o Senhor ressucita.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo. Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência. O roxo no tempo da quaresma não significa luto e sim simboliza que a igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

QUARENTA DIAS

O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete pois, de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dedicado como o dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina noDomingo de Páscoa. Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer. Antes de iniciar sua vida pública, logo após ter sido batizado por João no rio Jordão, Jesus passou 40 dias no deserto. Esse retiro de Jesus mostra a necessidade que ele teve em se preparar para a missão que o esperava. Contam os Evangelhos que no deserto Jesus era conduzido pelo Espírito, o que quer significar que vivia em oração e recolhimento, discernindo a vontade de Deus para sua vida e como atuaria a partir de então. No tempo que passou no deserto Jesus teve uma profunda experiência de encontro com o Pai. E, tendo vivido intensamente esse encontro, foi tentado pelo diabo.As tentações que Jesus viveu são apresentadas como aquelas que também os cristãos precisam viver. É por isso então, que os cristãos realizam uma penitência de quarenta dias, chamada quaresma.

TEMPO DE ORAÇÃO

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja Católica,  marcam para preparar os fiéis para a grande festa da Páscoa. Durante este período, os seus fiéis são convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração. Ao longo deste período, sobretudo na liturgia do domingo, é feito um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que pretendem viver como filhos de Deus.
A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.