“Toda família é célula da sociedade, mas a família numerosa é uma célula mais rica, mais vital”, disse o Papa Francisco"
Na manhã deste domingo, 28, na Sala Paulo VI, o Papa recebeu os membros da Associação das Famílias Numerosas, reunida em Roma para celebrar seus 10 anos de fundação.
Diante de cerca de sete mil famílias, não só italianas, o Papa recordou que a maternidade e a paternidade são dons de Deus. Todavia, cabe aos pais fazer com que este dom resplandeça na sociedade. “Cada um de seus filhos é uma criatura única, que jamais se repetirá na história da humanidade. Quando se compreende isso, se surpreende com a grandeza do milagre que é um filho! Um filho é um milagre que transforma a vida.”
“Vocês são únicos, mas não estão sós”, acrescentou Francisco, afirmando que os filhos de uma família numerosa são mais capazes de comunhão desde a primeira infância. E num mundo marcado pelo egoísmo, a família numerosa é escola de solidariedade e de partilha.
Avós
O Papa usou a imagem de uma árvore para falar da família. Os filhos são os frutos, os pais são o tronco e os avós, as raízes. “Por isso que a presença dos avós é muito importante: uma presença preciosa seja para a ajuda prática, seja sobretudo para a contribuição educativa.”
Francisco pediu mais empenho por parte das instituições públicas para respeitar os benefícios que a lei estabelece em prol das famílias numerosas. “Toda família é célula da sociedade, mas a família numerosa é uma célula mais rica, mais vital, e o Estado tem todo o interesse em investir nela!”.
Crise econômica
Por fim, o Pontífice garantiu sua oração de maneira especial pelas famílias que sofrem com a crise econômica, “em que o pai ou a mãe perderam o trabalho, em que os jovens não conseguem um emprego; pelas famílias tentadas a se render à solidão e à divisão”.
Da redação, com Rádio Vaticano
Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário