Web Rádio Imaculada | PASCOM - UPANEMA

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Muçulmanos se unem a cristãos e fazem abstinência na Quaresma

Jovens muçulmanos de diversos países fazem sacrifícios na Quaresma em solidariedade aos cristãos
Da redação, com Aleteia
Nesta Quaresma, muçulmanos do mundo inteiro estão mostrando solidariedade aos cristãos, abstendo-se de alguma coisa e postando fotografias do seu compromisso nas redes sociais.
muçulmanos_
Esta jovem não consumirá outras bebidas, exceto água, durante os 40 dias da Quaresma / Foto: ‪#‎Muslim4Lent‬ – Facebook
Segundo o jornal The Independent, Bassel Riche, um jovem muçulmano estadunidense de 28 anos, foi quem criou a campanha, inspirando-se em algo que viveu na Universidade de Houston: estudantes não muçulmanos se unirão aos estudantes muçulmanos no “Fast-A-Thon” do Ramadã e, juntos, se reunirão em um grande salão, quebrarão o jejum todos unidos, jantarão e começarão um diálogo inter-religioso.
A hashtag #Muslim4Lent é usada para a campanha e promovida por meio do Twitter e Facebook.
Riche decidiu motivar seus amigos muçulmanos a unir-se a ele e muitos o fizeram, de países como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália, Espanha, Malásia, Líbano, Egito, Palestina e Paquistão.
“O objetivo é agradecer aos muitos cristãos que sempre demonstraram amor e respeito com relação ao islã, mostrando a cada um que temos o máximo respeito pelas suas crenças”, comentou Riche.
muçulmanos_mcDonald
Esta outra jovem muçulmana ficará os 40 dias da Quaresma sem os lanches de uma famosa rede de fast-food americana / Foto: ‪#‎Muslim4Lent‬ – Facebook
O jovem disse ao The Huffington Post que as reações de muçulmanos e cristãos foram positivas. “Muitos dos meus amigos cristãos responderam mostrando seu apoio e reconhecimento por estes esforços inter-religiosos. Espero que isso seja só o começo.”
Ele afirmou que a campanha oferece a oportunidade de abrir um diálogo e um maior entendimento entre as confissões e é um importante caminho para expressar solidariedade, após as sequelas das atrocidades cometidas por extremistas islâmicos, como as de Paris e Copenhague, bem como as recentes decapitações dos 21 cristãos coptas na Líbia.
Riche também é o fundador de EidPrayLove, um site que tem como objetivo mostrar o islã como uma religião de paz.
“Apesar do que os extremistas fizeram para sequestrar a nossa religião, acreditamos na paz, no amor, na tolerância e na harmonia com outras religiões. Não queremos que nos vejam como uma religião distante e estranha, queremos ser acessíveis para que as pessoas se abram a nós. Esta é a única maneira de podemos combater a desinformação”, explicou.
As fotos tuitadas dos participantes muçulmanos na campanha #Muslim4Lent mostram as diversas coisas às quais estão renunciando nesta Quaresma, incluindo: compras online, doces, chocolates, fast food etc. 

Nenhum comentário: